21/10/2008

Ping-pong- Uri Valadão


O bodyboarder Uri Valadão, 23 anos, conhecido como o baiano voador, teve seu primeiro contato com a prancha entre 8 e 10 anos, através do irmão mais velho Khael Valadão, que o levava á praia para praticar a modalidade esportiva.
Aos poucos ele começou a apreender as manobras básicas e deu início as competições. A partir daí se empolgou e já acumula títulos como: tricampeonato brasileiro, bi latino-americano e um pan-americano.
Hoje tem como maior sonho vencer a última prova do campeonato mundial que acontece no início de dezembro, deste ano, nas Ilhas Canárias.
O abaixo futebol conversou com Uri antes da viagem, acompanhe:
Abaixo futebol: Quando você descobriu que tinha o dom para o body boarding?
Uri Valadão- Foi quando ganhei meu primeiro campeoanto, que por incrível que pareça era minha primeira competição no body boading. A partir deste momento percebi que tinha realmente um talento pro esporte, isso me deu muita motivacão pra seguir o caminho sonhando com mais títulos.
AF: Qual a maior dificuldade que você enfrentou ao longo da carreira?
UV- Acho que a do patrocínio foi a principal dificuldade. Fiquei durante muitos anos competindo com dinheiro de minhas premiações dos campeonatos.
AF: Como surgiu o apelido baiano voador?
UV- Surgiu pelas minhas manobras aéreas que eu sempre realizei com muita facilidade. Com isso a própria mídia me apelidou como "o baiano voador " , e agora todos me chamam assim....(risos).
AF- Você recebe alguma ajuda ou patrocínio para custear suas viagens?
UV-Tenho atualmente patrocínio da cobra d'agua (empresa de vestimenta), Kpaloa( empresa de nadadeiras) e da Genesis ( empresa de Pranchas) que me da um ótimo suporte para competir com tranqüilidade. Porém não tenho nenhum tipo de apoio do governo .
AF- O que você acha da mídia dar mais atenção ao futebol, ao invés de outros esportes ?
UV- Acho que o fato do futebol ser um esporte muito mais popular que o bodyboard é normal ter essa atenção maior, porém acho muitas vezes um exagero a maneira como a mídia trata diferentemente o futebol dos demais esportes, principalmente esportes amadores que é muito menos divulgado.
AF- Quantos títulos você já coleciona?
UV- Muitos....(risos) não sei exatamente a quantidade, mas a última vez que contei meus troféus eu tinha em torno de 100 e isso foi a 3 anos atrás.
AF-Quais expectativas para próxima etapa do circuito mundial?
UV- Estou treinando pra ter um bom desempenho nesta última etapa, gosto muito da onda e por isso tenho boas expectativas para está ultima prova que acontece nas ilhas canárias.Espero estar em sintonia com as ondas e conquistar um belo resultado .

Para saber mais informações sobre a trajetória de Uri Valadão e sobre o body boarding, acesse o site www.urivaladao.com


Exibir mapa ampliado